O aleitamento materno e sua importância para a saúde mental do bebê e da mãe.

Por Jornal Cidade de Agudos em 21/05/2022 às 17:27:52

A amamentação pode afetar a saúde mental, bem como a saúde física da mãe e do bebê. Porém, antes de cuidar do bebê, é preciso que a mãe esteja saudável. Que a mãe esteja emocionalmente estável para acolher e transmitir afeto ao bebê.

Dar de mamar tem um impacto na saúde mental de uma mulher. Amamentar e cuidar de um recém-nascido geralmente demanda energia e dedicação. Absorve recursos físicos e mentais, muitas vezes até o ponto de deixar a mulher mais sensível e irritada. Combine isso com privação de sono, mudanças hormonais e você têm uma "mistura perfeita" para a depressão pós-parto.

A amamentação reduz o tempo de resposta ao estresse. Está relacionada não apenas com a depressão, mas com uma série de outros problemas de saúde. Também ajuda a mãe a dormir mais e melhor após o parto. Isso também leva a uma série de proteções de saúde para as mães.

As diversas vantagens que esta forma de alimentação representa são amplamente conhecidas. Mas, a decisão de amamentar pode ser difícil de concretizar. Podem existir dificuldades reais em dar de mamar. O apoio e a ajuda dos profissionais de saúde, psicólogos e dos mais próximos são essenciais para que as mães consigam ultrapassá-las.

Para quem nunca teve um filho, parece que o processo é simples: apenas oferecer o seio que o bebê já irá mamar. No entanto, amamentar é um trabalho difícil, já que envolve encontrar a posição e a pega corretas. Estes fatores influenciam até no fluxo de leite, e podem fazer com que a mãe ache que produz uma quantidade insuficiente. Diante disto, muitas mães buscam incluir na dieta alguns alimentos que auxiliam no aumento da produção do leite.

Entretanto, o fator que mais estimula a produção de leite é a própria sucção do bebê. Quanto melhor a sucção, mais correta a pega maior o estímulo e produção de leite materno

Estimulando a produção

* O olhar do bebê é uma boa maneira para estimular a produção de leite. Isso acontece pois, quando a mãe vê seu filho, libera ocitocina, hormônio responsável por desencadear a produção de leite nas glândulas mamárias.

* Amamentar é uma toca de amor e carinho

* Amamentar proporciona momentos agradáveis para você e seu bebê. Ele cresce mais tranqüilo e seguro

* É prático, econômico, livre de contaminação e está sempre pronto, na temperatura ideal

* É mais saúde para você, reduz o tempo de sangramento pós-parto e ajuda o útero a voltar ao normal; você perde peso com maior rapidez.

* Protege o bebê contra infecções e alergias

Bebês amamentados por mais tempo têm melhor saúde mental porque a amamentação tem um efeito positivo no desenvolvimento de aspectos neuroendócrinos, necessários para uma melhor resposta ao estresse.

O aleitamento materno desenvolve um vínculo psicológico que faz o bebê se sentir seguro e deixa a mãe plena e feliz sabendo que ela pode alimentar seu filho, agora e zelar dele para sempre.

Rosana Taveira Napoleone

Psicóloga Cognitivo Comportamental

CRP: 06/103931

Consultório: Av. Rui Barbosa, 324 - Centro - Agudos/SP

Anuncie
anuncie aqui